PT pediu uso de escuta em telefones para apurar homicídios

Um pedido de uso de escuta telefônica para investigar o assassinato dos prefeitos de Santo André, no Grande ABC (SP), Celso Daniel e de Campinas, no interior do Estado, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi feito pelo candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN) e pelo presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP), em 22 de janeiro, num ofício enviado ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

A comunicação escrita do partido foi divulgada hoje, na capital paulista, pela Polícia Federal (PF). No documento, a legenda pede ?especial atenção? ao caso da morte de Daniel e cobra o ?alargamento das hipóteses em que caberia escuta telefônica e busca e apreensão?.

A divulgação do pedido foi uma resposta às críticas da sigla às gravações feitas pela corporação em telefones petistas. Segundo o delegado da PF Gilberto Tadeu, o ?PT, em nenhum momento, foi alvo de investigação?.

?Foram investigadas pessoas ligadas ao prefeito Celso Daniel. A PF, que foi, inclusive, comparada à Gestapo (polícia secreta alemã na época do nazismo), nada fez, além de investigar esses assassinatos?, disse.

Voltar ao topo