PT finaliza plano de governo

Brasília

(AE) – O programa de governo do PT, que deve ser divulgado no início da segunda quinzena deste mês, será bem resumido. Terá, em linhas gerais, as metas de fortalecimento da economia, com ampliação do mercado interno, da reforma tributária para aumento da competitividade dos produtos brasileiros no exterior e de investimentos imediatos em construção civil e saneamento básico. O texto do plano está sendo enxugado. Uma ala trabalha para que tenha no máximo 15 páginas; outra acha que pode ser um pouco maior, com até 50.

A equipe que fez o programa acredita que seu trabalho acabou. Os ajustes de redação que estão sendo feitos não vão interferir no conteúdo. Com a opção de lançar um texto curto, os detalhes da proposta, ponto a ponto, serão divulgados posteriormente. Marco Aurélio Garcia, que participou da elaboração do programa, diz que agora os técnicos deverão separar-se para fazer o trabalho por temas: infra-estrutura, reforma tributária, exportações, crescimento econômico, aumento do emprego, relações internacionais, Forças Armadas, educação, saúde, reforma da Previdência, reforma trabalhista e comunicação, entre outros.

Na proposta, o PT prevê um crescimento econômico de 7% ao ano. “Não é exagero, porque o País já cresceu 6,5% anualmente durante muito tempo. Caiu muito no últimos 8 anos”, diz Garcia. No documento, o PT reafirma que, se chegar ao governo, vai manter os compromissos internacionais. Mudanças, se ocorrerem, respeitarão semrpe as regras, sem nenhuma ruptura institucional.

Voltar ao topo