PT elabora defesa contra ataques na campanha

Brasília – O PT está elaborando uma estratégia de defesa para rebater os ataques da oposição, durante a campanha eleitoral, sobre o episódio da compra, pelo Banco do Brasil, de R$ 70 mil em ingressos de um show cuja renda foi revertida para o partido comprar sua sede. Avaliação feita por assessores do Palácio do Planalto e integrantes da direção petista indica que este caso será motivo do principal desgaste do governo durante as eleições municipais.

“O PT vai estar preparado para responder tudo sobre o show. Vamos explicar que não vendemos os ingressos para o Banco do Brasil e que isso foi feito pela empresa que promoveu o show. Também vamos informar que o dinheiro do Banco do Brasil já foi devolvido, em nome da ética. A oposição está buscando um discurso para a campanha”, disse ontem o presidente do PT, José Genoino.

Assessores palacianos apostam que a crise no BB trará muito mais prejuízo à imagem do governo Lula do que as notícias de que os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do BB, Cássio Casseb, omitiram contas no exterior de suas declarações no imposto de renda. Isso porque essas denúncias não envolvem diretamente o governo, enquanto o episódio do show da dupla Zezé di Camargo e Luciano atinge dirigentes petistas e integrantes do governo, no exercício do cargo.

Outra avaliação é de que o caso da compra de ingressos pelo BB para um show do PT é de mais fácil assimilação pelas pessoas. Até porque o Banco do Brasil é uma instituição muito conhecida da população como também a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.

O PSDB entregou na terça-feira ao procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, uma representação contra o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para investigar se ele cometeu crime de tráfico de influência no episódio da compra de ingressos. O pedido de investigação foi feito pelo líder do PSDB em exercício, deputado Alberto Goldman (SP) e o vice-líder, deputado Eduardo Paes (RJ).

“Não tem problema. Vamos dar todas as explicações ao Ministério Público, tanto do show, como em relação aos rendimentos de Delúbio”, disse Genoino.

Voltar ao topo