PT e PL vão dividir comando do Porto de Santos

São Paulo O PT e o PL paulistas anteciparam-se às negociações para formação da base aliada ao governo Lula no Congresso – o que está represando as indicações para o segundo e terceiro escalões da administração federal – e estão perto de fechar um acordo para dividir o comando da Companhia Docas do Estado de São Paulo. A Codesp, que administra o Porto de Santos, é tradicional reduto de indicações do PMDB e de seu presidente, deputado Michel Temer. O acerto para definir a presidência e três diretorias do porto é, até agora, a mais delicada negociação de cargos no Estado.

Como as Docas estão sob responsabilidade do ministro dos Transportes, Anderson Adauto (PL), a indicação dos liberais era dada como certa, mas o PT paulista não queria deixar o aliado mandar sozinho. O presidente deve ser trazido pelo PL, mas só depois do aval dos petistas. Os partidos também devem dividir a escolha dos demais diretores. Os nomes ainda estão indefinidos. “Como temos o ministério, temos uma preferência grande, mas a Telma de Souza (deputada e ex-prefeita de Santos) também tem de ter preferência e vamos chegar a um entendimento”, disse o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto. “Vamos sim fechar um acordo”, afirmou o presidente do PT, deputado José Genoino.

Certo é que, dizem os petistas, os diretores ligados ao PMDB de Temer serão demitidos. A importância do porto está no papel que pode desempenhar no estímulo às exportações. Em 2002, passaram por Santos quase 54 milhões de toneladas de carga, 26% de todo o comércio exterior realizado no País.

Também por isso, o governo petista não pretende dar continuidade, por enquanto, ao projeto de regionalização do porto, contrariando o desejo do governador Geraldo Alckmin. Entre os nomes em jogo para o comando do porto está Rogério Gragnani Leite, ex-diretor-presidente da companhia, indicado pelo PL. Indicados por deputados petistas estão Roldão Gomes Filho, tesoureiro do Sindicato dos Aquaviários, Rubens Fortes, ex-diretor da Codesp, e José Rodrigues, ex-assessor de assuntos portuários da prefeitura de Santos entre 1989 e 1996, nome preferido de Telma.

Ceagesp – Também na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo S.A. (Ceagesp), os petistas têm certa dificuldade para emplacar três diretores. O partido descarta a privatização da empresa. A Ceagesp, por onde circulam por dia 25% de toda a produção nacional de alimentos, terá função estratégica no novo governo. A idéia do PT, ainda sem formato definido, é integrar o órgão ao programa Fome Zero. A atual diretoria da empresa foi indicada pelos deputados Xico Graziano (PSDB), majoritariamente, e Delfim Netto (PPB).

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, não é filiado a nenhum partido, mas tem trânsito com essas e outras legendas. Por isso, o PT teme perder a direção da Ceagesp para um nome de sua escolha pessoal. Tudo indica, porém, que a pendenga já foi resolvida. Falta a confirmação oficial. O ministro parece ter concordado em nomear Valmir Pracedeli, indicado pelo deputado João Paulo Cunha para presidir o órgão.

A ordem geral no PT, válida para os 639 órgãos da administração federal em São Paulo, é a mesma que pauta a negociação no caso do porto. “Não podemos deixar que os partidos aliados e nenhum político crie nichos próprios de poder. Essa é a determinação do presidente Lula e vale para todo o País”, diz um petista de São Paulo.

Ainda no Ministério dos Transportes, o PT reivindica o comando da Infraero nos Aeroportos de Cumbica, Viracopos e Congonhas. Todos têm projetos de expansão com grande impacto nas respectivas cidades de Guarulhos, Campinas e São Paulo, administradas pelo PT. Aparentemente, o acordo para que os prefeitos indiquem os titulares dos aeroportos já foi fechado com o ministro Adauto e com o presidente da Infraero, Carlos Wilson, do PTB.

Voltar ao topo