PT amplia alianças para tentar vencer

Brasília (AE) – O PT ampliou as alianças partidárias para tentar ganhar as eleições num número maior de municípios, mudando o perfil ideológico tradicionalmente seguido pelo partido. O balanço das candidaturas petistas e das coligações mostra um salto no apoio que a legenda recebeu de siglas de linha mais conservadora, como PTB, PL, PP e até PFL, comparativamente aos acordos acertados na última eleição municipal e na de 2002, para presidente e governadores.

“Em 2002, a aliança era de centro-esquerda, agora, predominou uma aliança de centro-direita”, afirmou o secretário-geral e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, Sílvio Pereira. Para Pereira, no entanto, mesmo com o fortalecimento das coalizões de centro-direita, no geral, continua um perfil de coligações de centro-esquerda. “O PT vem tornando-se um partido aliancista”, ressaltou.

O PFL, legenda que faz a oposição mais agressiva ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está com o PT em três cidades entre as 95 com o número de eleitores acima de 150 mil: Niterói, Nova Iguaçu (RJ) e São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP). A prioridade da sigla é vencer nessas 95 prefeituras, mantendo as oito capitais as quais administra.

Voltar ao topo