PT alagoano quer distância do PL

Maceió

(AE) – O presidente regional do PT de Alagoas, deputado estadual Paulo Fernando dos Santos, disse ontem que deverá registrar hoje, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a ata da convenção do partido, sem incluir o PL na coligação, como exige a executiva nacional petista. A convenção aconteceu no dia 23 e homologou o nome da senadora Heloísa Helena (PT-AL) candidata a governadora. Foi confirmado também o nome do ex-deputado federal Eduardo Bomfim (PC do B) como candidato a vice-governador.

O PL ficou de fora da coligação. Essa decisão foi levada à Executiva Nacional do PT numa reunião em São Paulo, na sexta-feira. Helena e Joaquim Brito representaram o PT de Alagoas nessa reunião. No encontro, a Executiva Nacional do PT decidiu, por 43 votos a 24 e três abstenções, exigir que o partido no Estado incluísse o PL na aliança de Helena. O PT de Alagoas – a exemplo da legenda no Rio Grande do Norte e Santa Catarina – continuou irredutível quanto a se coligar com o PL. Por isso, a Executiva Nacional do PT se reuniu de novo, na sexta-feira, e decidiu por 34 a 30 e sete abstenções continuar cobrando a coligação do partido nesses Estados com o PL.

“Esperamos que a executiva nacional do partido reveja essa decisão e acate a nossa posição de não aceitar o PL”, afirmou Santos. “Até porque, em sete Estados, o PL é quem não aceita se coligar com o PT”, completou , citando o caso de São Paulo, onde os liberais apóiam o candidato a governador Paulo Maluf (PPB) e o PT tem como candidato o deputado federal José Genoíno. Segundo uma fonte do PT de Alagoas, Helena prepara um pronunciamento para ser lido hoje no Senado, dizendo se mantém ou não a candidatura ao governo do Estado. Ela pensa em desistir porque a Executiva Nacional do PT insiste que o partido em Alagoas se coligue com o PL local.

Se houver intervenção no diretório regional do partido em Alagoas, por causa dessa questão, a senadora pode desistir de sua candidatura.

Direção nacional do PT vai intervir

Brasília

(AG) – A direção nacional do PT pretende anular a decisão do partido em Alagoas, que oficializou a candidatura da senadora Heloísa Helena ao governo do Estado ignorando a coligação nacional com o PL. O vice na chapa da senadora seria o presidente regional do PC do B, Eduardo Bonfim, e os candidatos ao Senado dois vereadores petistas, Judson Cabral e Thomas Beltrão.

O assessor técnico da secretaria de organização do PT, Edvaldo Assis, disse que existe uma cláusula no estatuto do partido que permite a anulação de qualquer decisão dos diretórios regionais que forem contra uma orientação nacional. O objetivo da direção nacional é garantir uma aliança com o PL no estado. “Só estamos esperando a ata da reunião do PT de Alagoas chegar para que o diretório nacional anule a decisão que vetou coligação com o PL”, explicou.

A decisão do PT alagoano vai contra a decisão nacional do partido, que oficializou a aliança com o PL no último sábado. O senador José Alencar (PL-MG) é o vice na chapa do candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Na convenção do PT realizada neste fim de semana, a senadora Heloísa Helena disse que não iria se coligar com o PL porque em Alagoas o partido é formado por usineiros e “colloridos”, simpatizantes dos ex-presidente Fernando Collor de Mello, que também é candidato ao governo do estado.

Voltar ao topo