PT-AL ameaça executiva do partido

Maceió

(AE) – O diretório regional do PT decidiu manter a candidatura da senadora Heloísa Helena (PT-AL) ao governo de Alagoas, sem incluir na sua coligação o PL.

Ficou decidido ainda que se a executiva nacional do PT não aceitar essa decisão haverá renúncia coletiva. “Se a ata da convenção do dia 23 de junho, que não incluiu o PL na coligação, for alterada pela executiva nacional, haverá renúncia coletiva, ou seja, não teremos candidatos majoritários do PT de Alagoas nas eleições deste ano”, explicou o vereador do PT por Maceió, Thomaz Beltrão.

Segundo ele, a maioria está disposta a seguir essa decisão, mas nada impede que algum militante queira manter sua candidatura. Na reunião, sequer foi discutida a substituição de Heloísa. “Ou candidatura dela é aceita sem o PL ou não teremos candidato ao governo do Estado”, reiterou. A reunião do diretório regional do PT começou por volta das 19 horas e entrou pela madrugada desta quinta-feira. Quando chegou ao Sindicato dos Bancários, para participar da reunião, a senadora reiterou o que vem repetindo desde o início da semana: “Só serei candidata sem o PL”.

A senadora aguarda até o final da tarde desta sexta-feira (5) para saber se a ata da convenção do PT, protocolada segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), será mantida. Se houver modificação por parte da executiva nacional, ela retira a candidatura.

Usineiro

O vereador do PT por Maceió, Judson Cabral, esclareceu que mantém a sua candidatura ao Senado, mesmo com a desistência da senadora Heloísa Helena de disputar o governo do Estado. Cabral confirmou que seu nome vem sendo sondado pela executiva nacional do PT para substituir Heloísa, na chapa majoritária do partido ao governo do Estado. Ele disse, porém, que essa decisão só será tomada depois que a senadora oficializar a sua renúncia formalmente.

Para o vereador Thomaz Beltrão, a insistência do PL local em participar da coligação com o PT tem como objetivo desestabilizar a sua candidatura. “Não tem sentido se coligar com um partido que é comandado pelo usineiro mais reacionário de Alagoas”, comentou Beltrão. O vereador se referiu ao usineiro Robert Lyra, principal herdeiro do Grupo Carlos Lyra. Bob Lyra – como é conhecido o usineiro – foi o principal financiador da candidatura do deputado federal João Caldas (PL-AL), nas eleições de 1998.

Voltar ao topo