PSDB faz mutirão para ajudar Serra

Brasília (AG) – O comando da campanha do PSDB a presidente da República fez ontem em Brasília uma reunião de emergência, para aprovar uma mudança radical na campanha e tentar tirar o senador José Serra do atoleito em que se encontra, depois de ultrapassado por Ciro Gomes. Todos concordaram que tem muita coisa errada na campanha, e é preciso mudar. O líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima, saiu otimista da reunião para definir novos rumos da campanha de José Serra. Ele disse que o entendimento foi perfeito e que a campanha agora ganha novo ritmo. “Vamos literalmente colocar a campanha na rua”, disse Geddel.

Segundo ele, haverá uma intensa mobilização e movimentação dos candidatos a prefeito e governadores, com o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso. Já o governado do Piauí, Hugo Napoleão, deixou a reunião afirmando que Serra tem que mostrar mais a sua história, destacar que veio de uma família de trabalhadores, que estudou em escola pública e que foi exilado. “Tudo isso de forma sorridente”, acrescentou. Todos os partidos que apóiam Serra vão indicar representantes para integrar o grupo de coordenadores. Alguns partidos já escolheram seus representantes: do PPB serão os deputados Ricardo Barros e Francisco Dornelles; e do PMDB Michel Temer e Geddel Vieira Lima.

Três reuniões estão marcada para a próxima semana em Brasília. Na terça-feira reúnem-se os governadores que apóiam Serra. Na quarta-feira estarão reunidos os coordenadores de campanha e, na sexta-feira, será a vez dos prefeitos das 100 maiores cidades.

Momento é favorável a Ciro Gomes

São Paulo

(AE) – A vantagem de sete pontos percentuais conquistada pelo candidato da Frente Trabalhista (PPS, PTB e PDT), Ciro Gomes, sobre José Serra (PSDB), revela que o crescimento da candidatura não está mais relacionado à sua exposição na TV. “A candidatura do Ciro decolou. Ele revelou ter um grande potencial de crescimento e a aposta de que agora ele leva ficou séria”, avalia o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis.

Na opinião do pesquisador e cientista político da PUC e FGV (SP), Marco Antonio Carvalho Teixeira, o momento político é favorável a Ciro. “É o único candidato que teve uma ascendência segura e essa posição tende a se consolidar porque já passamos o momento das grandes oscilações nas pesquisas”, diz. Carvalho Teixeira acredita, ainda, que essa tendência deverá provocar a migração de apoios, principalmente os financeiros, da campanha de Serra para a de Ciro.

O cientista político Wanderley Reis garante que “ficará surpreso” se o desempenho de Ciro para baixo. “Tudo indica que ele veio para ficar e, apesar de ter menor tempo na TV do que o Serra, o tempo que ele tem (7 minutos) parece ser suficiente, já que o Ciro tem uma retórica poderosa.” Apesar desse cenário, Wanderley Reis acredita que não é hora de menosprezar a candidatura de Serra. “O governo vai fazer o que for possível para alavancar a candidatura do seu candidato. Além disso, ele terá o maior tempo na TV”, diz. O cientista, no entanto, acredita que o tucano “não tem apelo”. “Serra é um candidato difícil, de pouco charme e atração pessoal. Ele é um candidato pesado.” Carvalho Teixeira destaca que Serra enfrenta um momento difícil e um quadro confuso, com a falta de apoios de bases.

Vox Populi confirma crescimento de Ciro

São Paulo

(AG) Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi, que seria divulgada depois da meia-noite de ontem, confirma a tendência de crescimento da candidatura de Ciro Gomes, da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB) à Presidência da República. Os números mostram que ele continuou a ganhar fôlego e está sozinho em segundo lugar. Todos os demais candidatos perderam terreno. Na última pesquisa do Vox Populi, divulgada no começo do mês, Ciro e o candidato do governdo, José Serra (PSDB), apareciam em empate técnico. Ciro tinha 18% das intenções de voto. Serra, 17%. O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, continua em primeiro lugar, mas aparece em queda. Anthony Garotinho, do PSB, permanece em quarto lugar e também perde terreno na corrida presidencial. A pesquisa divulgada anteontem pelo Ibope mostrou Ciro Gomes com 22% das intenções de voto e José Serra com 15%. Lula se manteve à frente, com 33%.

Voltar ao topo