PSC ajuíza ação contra artigo que veda eleição de analfabetos

O PSC (Partido Social Cristão) ajuizou, na sexta-feira (20), uma ação direta de inconstitucionalidade contra o trecho da Constituição que veda a eleição de analfabetos para cargos públicos.

O partido argumenta que o dispositivo da Constituição contradiz o preceito de que "a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos", previsto no artigo 14.

"O Brasil conta com 16 milhões de analfabetos, cidadãos de meia cidadania (…). Com todo o respeito, é essa a democracia que queremos? É essa a igualdade e a fraternidade pelas quais lutamos", questiona a legenda na ação levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ADI será relatada pelo ministro Cezar Peluso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.