PSB vai indicar ministro da Ciência e Tecnologia

Brasília

– O futuro ministro da Casa Civil do governo eleito, José Dirceu, disse ontem no escritório da transição governamental, em Brasília, que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ficará com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Dirceu afirmou que o preenchimento da vaga pelo PSB foi acertada em uma conversa que teve com o segundo vice-presidente do partido Roberto Amaral.

O dirigente do PSB, Roberto Amaral, disse que além do ministério, o PSB terá direito a indicar nomes para a diretoria de empresas estatais e autarquias. Embora não tenha admitido, Amaral é o nome mais cotado para ocupar o ministério. Esta semana, Roberto Amaral se encontra com Lula.

Em relação à Base de Alcântara – de lançamento de foguetes situada no Maranhão -que foi arrendada aos Estados Unidos, a posição do partido, contou Roberto Amaral, é de rever o contrato atual. Ele afirmou que o principal objetivo é restabelecer a soberania do Brasil sobre a Base de Alcântara, abrir o serviço a outros países e ter um retorno financeiro maior com o empreendimento. E concluiu: “A Base de Alcântara é a mais importante do mundo”.

Está praticamente acertada também a fatia do PL no governo Lula. O recém-eleito para a Câmara e fiel aliado do futuro vice-presidente José Alencar, Anderson Adauto, deve assumir o Ministério dos Transportes.

PMDB

As negociações com o PMDB estão emperrando a formação do ministério de Lula. “Está claro que não há definição nem se o PMDB vai participar ou não do governo”, afirmou José Dirceu. O futuro ministro se reunirá hoje com membros do PMDB e espera definir a situação da legenda até a quinta-feira. “O partido é importante para a governabilidade”, defendeu.

O futuro ministro também negou qualquer “ciúme” dentro do PT ou queda-de-braço entre ele e o novo ministro da Fazenda, Antônio Palocci. “Dentro da cúpula tudo está bem”, garantiu. Durante a campanha, surgiram boatos de que os dois homens-fortes do presidente eleito estariam se desentendendo.

Anúncio

O porta-voz de Lula, André Singer, afirmou ontem, em São Paulo, que o petista deverá anunciar o restante do ministério até o fim da semana. Segundo Singer, Lula não divulgará, necessariamente, todos os ministros num só dia.

Ele afirmou que Lula não comentou a denúncia de fraude na compra de algodão envolvendo a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), empresa do vice-presidente eleito, José Alencar (ler matéria ao lado).

Singer disse que o presidente eleito atribuiu a dor no ombro, que sentiu no sábado (quando foi diplomado), à “tensão pré-jogo”, uma brincadeira sobre a final do Campeonato Brasileiro de futebol.

Coteminas se defende de irregularidades

São Paulo

– A Coteminas divulgou ontem comunicado sobre processo aberto na Corregedoria Geral da União para apuração de denúncias quanto à legalidade da compra de algodão por meio da operações de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP).

O objeto da apuração são operações de PEP feitas em 2000. De acordo com as denúncias, a Coteminas teria se beneficiado do programa do governo para adquirir algodão em leilão da Conab. Na operação, a companhia teria comprado insumo que já era seu por contrato fechado diretamente com o produtor. O objetivo da empresa teria sido receber incentivo financeiro do governo.

No comunicado, o presidente da empresa, Josué Christiano Gomes da Silva, afirma que as transações são legais. A justificativa da empresa é o fato de que o produtor passava a vender seu produto por preço mínimo superior ao mínimo de referência do governo e ao dos contratos anteriores.

Voltar ao topo