Prorrogado prazo para adesão ao Brasil Alfabetizado

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para adesão de estados e municípios ao Programa Brasil Alfabetizado. Os gestores interessados tem agora até o dia 8 de outubro para se inscreverem na página do programa.

O foco do programa é alfabetizar a população maior de 15 anos. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que a taxa de analfabetismo no país ainda é de 10%.

Em 2007, o Brasil Alfabetizado atendeu 1.076 municípios prioritários com índices de analfabetismo na população iguais ou maior do que 35%. Para 2008, o foco prioritário do programa são 1.900 municípios com índice de analfabetismo superior a 25%.

Recentemente o programa foi reformulado e os alfabetizadores voluntários recebem uma bolsa diretamente do MEC. O Ministério repassa recursos para os municípios de acordo com a quantidade de turmas e alunos cadastrados. Outra novidade é que a partir desse ano as turmas terão livros didáticos específicos para a alfabetização de jovens e adultos. Segundo o MEC, serão distribuídos 1,3 milhão de alfabetizados.