Proibidos inseticidas como Baygon

São Paulo

– A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão dos registros dos inseticidas de uso doméstico e em ambientes coletivos à base do princípio ativo Clorpirifós, entre os quais Baygon Mata-Baratas, Anti-Mosca Pirinset, Tedox Anti-Cupim. É proibido industrializar produzir, distribuir, comercializar e entregar esses produtos ao consumo, segundo comunicado da Anvisa.

A medida endossa decisão judicial a partir de ação do Ministério Público Federal e seu objetivo é evitar danos à saúde decorrentes da ação neurotóxica desses inseticidas. A resolução será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. Ficam mantidos somente os registros dos chamados porta-iscas – embalagens com dispositivo de segurança protegendo crianças e animais da exposição ao produto.

O Clorpirifós é um inseticida muito usado em ambientes domésticos e seu princípio ativo integra o grupo químico dos organofosforados, de alto risco à saúde, levando a problemas no sistema nervoso e a déficits de função cognitiva, segundo informe da Anvisa. Em junho a agência reavaliou o Clorpirifós e concluiu, com base em estudos científicos internacionais e pesquisas bibliográficas e laboratoriais, que as intoxicações podem provocar distúrbios cerebrais e no desenvolvimento de crianças.

Voltar ao topo