Programa “Valorizar é preciso!” incentiva a separação do lixo no Litoral

O programa Valorizar é Preciso!, promovido pela Assessoria de Ação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realiza em janeiro e fevereiro um trabalho de conscientização ambiental com os veranistas do litoral paranaense. O programa busca mobilizar a sociedade para a correta separação do lixo a fim de facilitar a reciclagem e o uso como matéria-prima para novos produtos industriais.

Desde o início do mês, veranistas e condomínios estão recebendo material educativo e cartazes, que contêm espaços para o nome do agente ambiental que atenderá ao condomínio e o dia da semana em que a coleta será feita. Além disso, é feita a conscientização da separação seletiva em sacolas coloridas de acordo com o padrão internacional de reciclagem: azul (para descartar papel), verde (para vidro), marrom (orgânicos), vermelho (plástico), amarelo (metal) e cinza (para não-recicláveis).

?Queremos mostrar aos veranistas que durante o período de férias a separação do lixo também deve ser feita, uma vez que a geração de resíduos é bem maior no litoral?, afirma a coordenadora do Valorizar é Preciso!, Carla Mocellin.

Os supermercados Brasão de Matinhos e Caiobá também aderiram ao Valorizar é Preciso!, e estão entregando as compras em sacolas coloridas. Os gerentes e caixas dos supermercados foram capacitados e orientados a explicar aos clientes o porquê das sacolas coloridas e o que fazer com o material separado.

Desde 2004 supermercados do litoral participam do projeto e distribuem sacolas coloridas a seus clientes. ?Antes da implantação do Valorizar é Preciso!, não havia nenhuma associação de catadores. Hoje, já são sete?, conta Carla Mocellin. ?Queremos conseguir o apoio de empresários e industriais para a distribuição das sacolas de acordo com as cores estabelecidas internacionalmente, mobilizar as lideranças políticas para a implantação da coleta seletiva solidária  e conscientizar os consumidores e geradores sobre a importância da separação dos resíduos nas cores e da coleta seletiva dos materiais?, diz.

Na última semana, agentes ambientais das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá, participaram de uma capacitação sobre a importância da reciclagem e educação ambiental. Além de noções de meio ambiente, os catadores receberam orientações sobre responsabilidade, organização, relação inter-pessoal e saúde e segurança no trabalho.

Voltar ao topo