Programa Médico de Família pode ser incluído no Fome Zero

Rio

– O assessor especial da Presidência da República, Frei Betto, informou hoje que vai propor a inclusão do programa Médicos de Família nas ações do Fome Zero. Atualmente os trabalhos de saúde nos municípios atendidos pelo programa são feitos pela Pastoral da Criança, por agentes de saúde dos governos municipais e estaduais.

O assessor lembrou a dificuldade de se contratar médicos para trabalhar no interior. “Há quatro meses estou atrás de um psicólogo ou psicóloga disposta a ganhar R$ 600 por mês e viver em situação muito precárias para morar em Guaribas e não consigo encontrar essa pessoa.” Frei Betto disse que com o aumento do orçamento no ano que vem é possível que o programa chegue também às grandes cidades.

Ao ser perguntado sobre a declaração do ex-presidente Fernando Henrique de que o programa Fome Zero é demagógico, Frei Betto respondeu que o ex-presidente não conseguiu acabar com a fome em oito anos e talvez tenha medo do presidente Lula fazer isso em quatro anos. “O presidente Fernando Henrique Cardoso teve oito anos para tentar melhorar os índices sociais do Brasil. Não fez e talvez tenha receio de que o presidente Lula consiga fazer mais do que ele pôde fazer em 8 anos. São coisas que passam não pela razão mas muito mais pela emoção.”

Voltar ao topo