Professores entrarão no combate às drogas

Brasília – O ministro da Educação, Cristovam Buarque, e o secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, discutiram hoje, o formato do programa piloto que vai preparar cinco mil professores para trabalhar com alunos da educação básica em 2004. O programa é uma decorrência da parceria firmada na semana passada entre o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e os ministérios da Educação e do Trabalho.

De acordo com Paulo Uchôa, os cinco mil professores vão receber conteúdo e metodologia sobre prevenção ao uso de drogas, em linguagem própria, para trabalhar com crianças e adolescentes. O objetivo, explicou, é oferecer informações precisas sobre o que são e como agem as drogas, para que a criança e o adolescente tenham instrumentos de defesa no seu dia-a-dia, na família, na escola, no lazer e em outras atividades de que participa.

O programa piloto terá 40 horas de duração, das quais dez horas serão divididas em 20 aulas de 30 minutos cada, transmitidas pela TV Escola do Ministério da Educação. Os professores terão outras 30 horas de estudo individual ou coletivo, com materiais impressos que serão distribuídos pelos parceiros. Segundo informou o secretário Paulo Uchôa, a TV Escola já prepara o conteúdo e a metodologia que deverão ser testados no programa-piloto, a partir de fevereiro de 2004, com professores de todas as regiões do País.

Voltar ao topo