Professor público ganha miséria

Brasília – Os professores têm salários piores do que profissionais de outras carreiras que exigem formação equivalente, mostra a publicação Estatística do Professor Brasileiro, que o Ministério da Educação divulga hoje. Um professor do ensino médio ganha metade do salário de um policial civil ou um quarto da remuneração de um delegado.

O perfil do professor da educação básica à graduação foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), a partir do cruzamento de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad). Com informações de 2001 a 2003, ele expõe as desigualdades regionais. Quanto mais pobre a região pior é o salário do professor, menor é a sua formação e mais precária a infra-estrutura da escola em que trabalha.

Um dos itens da pesquisa é as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores, como biblioteca, laboratório de ciência e informática e acesso à internet. A pesquisa expõe o sucateamento das escolas de educação básica da rede pública: metade dos professores leciona em escolas sem bibliotecas, quatro em cada cinco em escolas sem laboratório de ciências, três em cada quatro em colégios sem laboratório de informática.

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, espera que o levantamento sirva para orientar políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal. A pesquisa mostra ainda ser necessário investir no professor para que se cumpra a determinação de curso superior como formação mínima. O número de leigos na educação infantil e fundamental tem diminuído e o de professores com curso superior aumentado: 57% dos professores já têm o diploma.

Os professores da zona rural encontram mais dificuldades do que os da urbana para concluir a graduação. Menos de 10% dos que atuam na área rural, dando aulas às séries iniciais do ensino fundamental, têm diploma superior. Na zona urbana, o porcentual é de 38%.

O MEC aproveita as comemorações do Dia do Professor para divulgar a pesquisa. Também serão conhecidos os 20 vencedores do Prêmio de Incentivo ao Professor do Ensino Fundamental.

Voltar ao topo