Pode usar!

Produção de Benzetacil é suspensa para melhorias; fórmula atual segue sem problemas

Foto: Arquivo.

Um dos antibióticos mais consumidos do Brasil, o Benzetacil, foi suspenso temporariamente pela Eurofarma. Em nota oficial, a empresa afirma que vai implantar melhorias no medicamento e não confirma quando retomará a produção.

O Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina. Geralmente é usado em forma de injeção e é indicado para o tratamento de infecções respiratórias, amigdalite bacteriana causada pelo estreptococos do grupo A e sífilis primária, secundária, latente ou terciária, para citar algumas doenças.

Apesar da suspensão, a Eurofarma informa, no entanto, que as unidades remanescentes poderão ser consumidas normalmente até a data de validade informada na embalagem.A empresa afirma “que outros medicamentos disponíveis no mercado podem ser utilizados como alternativa terapêutica”.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem no Brasil quatro empresas com registro válido para produzir a penicilina benzatina, também conhecida como benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina: a Eurofarma, que produz o remédio com nome comercial Benzetacil, a Fundação para o Remédio Popular (Furp), o Laboratório Teuto Brasileiro S/A e a Novafarma Indústria Farmacêutica LTDA.