enkontra.com
Fechar busca

Brasil

brasil

Procuradoria cobra Ministério da Saúde sobre retirada da cartilha ‘homens trans’

  • Por Estadão Conteúdo

A iniciativa do Ministério da Saúde em retirar do ar a cartilha “Homens Trans: vamos falar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?” motivou a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, a oficiar nesta quarta-feira, 9, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber Oliveira, em busca de esclarecimentos sobre o assunto.

No ofício, foi fixado prazo de 20 dias para que o Ministério da Saúde se pronuncie. As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação e Informação da Procuradoria.

“De acordo com informações veiculadas pela imprensa, a divulgação da cartilha teria sido suspensa, conforme alegação do próprio Ministério da Saúde, em virtude da necessidade de revisão e correção do material”, assinala a Procuradoria.

O procurador Sérgio Gardenghi Suiama, coordenador do grupo de trabalho Direitos Sexuais e Reprodutivos da PFDC, solicitou os subsídios técnicos que demonstrassem a necessidade de alteração do documento.

A publicação, elaborada em conjunto com entidades que representam pessoas transexuais, foi lançada em julho de 2018 e apresentava orientações para evitar infecções por doenças sexualmente transmissíveis, bem como os direitos dessa população à assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procurador requisitou, ainda, um posicionamento quanto à procedência de afirmação atribuída ao atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, segundo a qual não haveria política pública de prevenção para a Aids, uma vez que se tratava de questão moral.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

2 Comentários em "Procuradoria cobra Ministério da Saúde sobre retirada da cartilha ‘homens trans’"


Getsilva
Getsilva
13 dias 12 horas atrás

parabens ao ministro poi8s tem toda razao !!!

Getsilva
Getsilva
13 dias 12 horas atrás

mais palhaçada o candango sabe que virar a casaca pode ferrar ele tambem sa as consequencias ai vem os defensores daqueles quem nem sabem o que querem ser <ja encontrando mais uma forma de roubar a nos de bem, e nossas familias . façam cartilha para terem vergonha na cara,escorisas !!!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas