Processo contra Aloizio Mercadante pode ser arquivado

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Mercadante: sem indícios.

 O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, recomendou que seja arquivado o processo contra o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) no caso da suposta tentativa de compra de um dossiê contra políticos do PSDB, durante o processo eleitoral do ano passado. Ele enviou ontem um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que não encontrou indícios de envolvimento do senador.

Segundo a assessoria de imprensa da procuradoria, Souza solicitou que o STF encaminhe o processo para a 1.ª Vara da Justiça Federal, em Cuiabá (MT), pois só faria sentido continuar no Supremo se algum investigado tivesse foro privilegiado – Mercadante é o único nesta condição, por ser parlamentar.

O procurador informou que seu parecer não foi divulgado oficialmente porque o processo corre em segredo de Justiça, de acordo com a assessoria. Ao tomar conhecimento da decisão do procurador, Mercadante afirmou, em nota à imprensa, que está feliz porque está se fazendo justiça. Ele disse ter sido informado de que o procurador fez uma minuciosa análise do inquérito e concluiu não haver nada que o envolvesse.

O senador acrescentou: ?(A decisão do procurador) Comprova que, como tenho dito e repetido desde o início deste lamentável episódio, que tanto me prejudicou, não há nem nunca houve qualquer envolvimento, ou qualquer participação minha?. E afirmou que aguarda pronunciamento definitivo do STF.

Voltar ao topo