Previdência analisa benefícícios de aposentados acima de 90 anos

Rio – O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, informou hoje, que desde o começo no ano um grupo técnico do ministério está trabalhando na análise de benefícios de aposentados com mais de 90 anos que podem ter indícios de irregularidades ou fraudes.

Ele disse que a orientação dada aos gerentes e chefes de agências é de rápido restabelecimento do pagamento toda vez que o aposentado ou representante comparecer para receber o benefício. ?Em não comparecendo está constatada ou a fraude ou eventualmente qualquer tipo de comportamento irregular por parte da família do beneficiário que eventualmente tenha falecido. Não é intenção dar prejuízo para o segurado, mas apenas a preservação do patrimônio público, que é dos próprios segurados?.

Com a medida, o Ministério da Previdência pretende atualizar o cadastro dos aposentados que recebem benefícios há mais de 30 anos. Quem não pode se locomover, as agências que mantêm os benefícios vão deslocar um servidor para atender na residência.

O superintendente do INSS no Rio de Janeiro, André Ilha, disse que o instituto nunca tinha feito esse tipo de recadastramento, comum em vários sistemas semelhantes de outros países. “Nós suspeitamos que cerca de 50% desses benefícios venham a ser definitivamente cancelados porque os titulares na verdade já teriam falecido”, disse.

André Ilha disse que na maioria dos casos quem recebe os benefícios é um procurador e não o titular.

Voltar ao topo