Presos feridos em Maceió

Maceió – Uma rebelião ontem cedo, no Presídio São Leonardo, na periferia de Maceió, deixou cinco presos feridos e alguns danos materiais. A rebelião começou às 6h e durou até o final da manhã, quando a nova direção do presídio prometeu atender às reivindicações dos rebelados. Os presos atearam fogo nos lençóis e ameaçaram matar os próprios companheiros.

A principal reivindicação era a volta do antigo diretor do presídio, delegado José de Lima, que pediu exoneração do cargo, alegando motivos pessoais. O novo diretor, capitão PM Paranhos, assumiu o presídio há uma semana e explicou aos presos que irá manter a mesma política de ressocialização que vinha sendo mantida pela direção anterior.

Os rebelados reivindicavam também a revisão da pena de presos que já teriam direito a liberdade e o aumento da visita íntima de dois para três dias da semana. O novo diretor do presídio prometeu analisar a possibilidade legal de aumentar os dias da visita íntima e disse que vai acelerar os processos de revisão de penas.

Logo após a rebelião ser controlada – com a ajuda da Comissão Estadual de Direitos Humanos -, o Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) entrou no presídio e realizou uma revista nas celas. Cerca de 90 homens e dez cães farejadores participaram da operação. Foram apreendidas armas artesanais, como espetos e estiletes, além de cigarros de maconha.

Voltar ao topo