Preso usava rede social de dentro de cadeia no RJ

Após descobrir atualizações no perfil do Facebook do preso Fernando Cristóvão Duarte, a Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) determinou ontem sua transferência de uma cadeia pública para a penitenciária de Bangu 1, ambas localizadas no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio. A secretaria também abriu uma sindicância interna para investigar o caso.

 

De acordo com a Seap, a transferência ocorreu já que em Bangu 1 a segurança é mais rígida. Desde que Duarte foi preso, no dia 22 de agosto deste ano, seu perfil na rede social foi atualizado seis vezes, sempre por meio de um celular. Ele estava acautelado em uma cadeia pública no complexo por ser militar e aguardava preso o julgamento pelo roubo de munição.

 

Em uma das atualizações, uma amiga pergunta por onde ele anda e Duarte responde: “em bangu resolvendo uns problemas”. E desabafa: “Mas aqui eu to aprendendo o quanto o ser humano vale nada! Pior que isso só quem te virou as costas”. Duarte também recebeu, através do mesmo perfil, frases de apoio como “fé em Deus” e “que a sua liberdade chegue logo”.

A transferência de Duarte ocorreu mesmo após a Seap fazer uma revista na sua cela e não encontrar celular ou outro objeto proibido para os internos. Em depoimento, o preso alegou que as atualizações no seu perfil foram feitas por sua mulher e por um primo.