Brasília – A presidente eleita da Argetina, senadora Cristina Kirschner, fará a primeira visita ao Brasil depois das eleições na próxima segunda-feira (19). Está previsto encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 16h30, em Brasília, de acordo com agenda divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. 

continua após a publicidade

Na última visita de Cristina Kirschner ao Brasil, dia 3 de novembro, ela ainda era candidata à Presidência da Argentina. Ela se reuniu com empresários e com o presidente Lula.

No dia 3 de outubro, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, embora tenha negado haver algum tipo de apoio do governo brasileiro à candidatura de Cristina Kirchner, disse acreditar que "se este programa se cumprir na Argentina, ele nos permitiria efetivamente prosseguir a integração? entre os dois países.

Entre os objetivos comuns e possíveis projetos de cooperação, Garcia citou o fortalecimento do Mercosul, cooperação para a produção de energia também com outros países do continente e programas de cooperação científica e tecnológica.

continua após a publicidade

Depois, com a vitória de Cristina Kirschner, na mensagem de cumprimentos enviada pelo presidente Lula, no dia 29 de outubro, foi enfatizado que as relações entre Brasil e Argentina continuarão tendo "importância central" nas políticas do governo brasileiro. O presidente avalia a vitória de Cristina Kirchner como o desejo de continuidade do governo de Néstor Kirchner.

"A consagradora manifestação das urnas põe em relevo as esperanças que a cidadania argentina deposita em Vossa Excelência. Representa também um claro endosso à continuidade do seguro processo de transformação que, sob a liderança do presidente Néstor Kirchner, recolocou a Argentina no rumo do desenvolvimento, da prosperidade e da justiça social, e reafirmou sua presença soberana no mundo", disse Lula.

continua após a publicidade