Presidente do BC elogia autonomia

Paris (AE) – A falta de uma autonomia legal para o Banco Central brasileiro foi o tema que dominou a participação ontem do presidente da instituição, Henrique Meirelles, no 10.º Encontro Anual da Associação Econômica da América Latina e Caribe (Lacea, na sigla em inglês) realizado na Universidade Americana de Paris. Ele debateu, juntamente com o presidente do BC argentino, Martin Redrado, e o vice-governador do BC do Chile, José De Gregorio, o processo de fortalecimento dos bancos centrais latino-americanos.

Meirelles disse que é "positiva" a experiência de outros BCs que contam com autonomia legal e cujos diretores possuem mandatos fixos e que não podem ser interrompidos pelo Poder Executivo. Mas ressaltou que, no caso brasileiro, existe uma "autonomia de fato".

Segundo ele, a independência legal é apenas um dos fatores importantes para a credibilidade de um banco central. No entanto, Meirelles considera improvável que a autonomia seja concedida antes das eleições de 2006. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.