Presidente de Itaipu não descarta negociar tarifa

Embora considerasse que a tarifa não é barata e é semelhante à cobrada no Brasil, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, não descartou nesta terça-feira (6) a possibilidade dos governos do Brasil e do Paraguai negociarem aumento na tarifa da energia de Itaipu. "O Paraguai é meu sócio e como é que eu não vou negociar?", indagou, lembrando que o Paraguai é dono de 50% da hidrelétrica.

Samek informou que o Brasil ainda não recebeu oficialmente propostas do governo eleito do Paraguai sobre a energia de Itaipu. O presidente eleito Fernando Lugo defendeu, na campanha eleitoral, a revisão da tarifa de Itaipu cobrada do Brasil pela energia não usada pelo Paraguai. "Temos de estar abertos para discutir e tirar o máximo proveito para o desenvolvimento dos dois países", declarou Samek, após participar de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados que discutiu o Tratado de Itaipu.

O presidente da Itaipu Binacional voltou a afirmar que não se deve alterar o tratado, mas acha é possível realizar mudanças nos anexos do tratado. Lembrou que já foram feitas negociações de tarifas de Itaipu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.