O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Júnior, disse que a decisão da agência de proibir as empresas de telefonia de fazerem propaganda de planos individuais, divulgada nesta terça-feira (12), foi tomada para evitar uma confusão maior, neste momento em que a forma de cobrança está mudando do sistema de pulsos para o de minutos. "Há muita desinformação, e o único intuito da Anatel foi o de não confundir o consumidor neste período de conversão", disse Aguiar Júnior, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.

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Ele esclareceu que as empresas só não podem fazer propaganda de seus planos, até 31 de julho, mas estão liberadas para comercializá-los. Segundo o presidente da Anatel, as empresas continuam tendo que divulgar esclarecimentos ao público sobre os planos que são obrigadas a oferecer: o básico, indicado para quem faz ligações de menos de três minutos, e o alternativo, ideal para o cliente que faz chamadas longas ou que usa o telefone para se conectar à internet.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, segundo Aguiar Júnior, fará em julho uma campanha na televisão para esclarecer a população sobre a mudança.

A decisão da Anatel atende a uma preocupação manifestada pelos órgãos de defesa do consumidor em relação à confusão que a mudança estava gerando entre os consumidores. "Então, isso nos levou a emitir esse despacho, exatamente para não poluir este momento tão importante", afirmou.

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