O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu suas férias porque recebeu a informação de que é delicado o estado de saúde do vice-presidente, José Alencar, de 76 anos, que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

continua após a publicidade

De acordo com fontes do governo, os exames mostraram uma reincidência do câncer na região abdominal. Alencar já fez seis cirurgias para tratar da doença.

"Como posso ir para a praia?", argumentou Lula com alguns assessores. O presidente programava passar alguns dias de descanso com seus parentes em Restinga de Marambaia (RJ) ou em Fernando de Noronha. A expectativa era a de que ele viajaria na última quarta-feira.

Lula explicou que decidiu suspender as suas férias em primeiro lugar por uma questão de solidariedade com Alencar, em segundo lugar para não dar a impressão de que o País ficaria sem comando com o presidente na praia e o vice internado.

continua após a publicidade

Alencar deve ter alta amanhã. A última cirurgia a que ele foi submetido para retirar o tumor aconteceu no dia 30 de outubro, também no Sírio-Libanês, na capital paulista. O vice-presidente teve alta dia 6 de novembro.

Em novembro de 2006, foi submetido a uma operação nos Estados Unidos, para tratar a doença.

continua após a publicidade

Em conversa por telefone com Lula, na manhã de ontem, Alencar disse que pretende voltar ao trabalho na próxima segunda-feira.

No telefonema, Lula confirmou que adiou para o carnaval a folga que pretendia tirar no início deste mês. Mas, segundo assessores também pesou na decisão do presidente de adiar o recesso o anúncio das medidas para compensar a perda da receita da CPMF.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo