Preocupado com saúde de José Alencar, Lula suspende férias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu suas férias porque recebeu a informação de que é delicado o estado de saúde do vice-presidente, José Alencar, de 76 anos, que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com fontes do governo, os exames mostraram uma reincidência do câncer na região abdominal. Alencar já fez seis cirurgias para tratar da doença.

"Como posso ir para a praia?", argumentou Lula com alguns assessores. O presidente programava passar alguns dias de descanso com seus parentes em Restinga de Marambaia (RJ) ou em Fernando de Noronha. A expectativa era a de que ele viajaria na última quarta-feira.

Lula explicou que decidiu suspender as suas férias em primeiro lugar por uma questão de solidariedade com Alencar, em segundo lugar para não dar a impressão de que o País ficaria sem comando com o presidente na praia e o vice internado.

Alencar deve ter alta amanhã. A última cirurgia a que ele foi submetido para retirar o tumor aconteceu no dia 30 de outubro, também no Sírio-Libanês, na capital paulista. O vice-presidente teve alta dia 6 de novembro.

Em novembro de 2006, foi submetido a uma operação nos Estados Unidos, para tratar a doença.

Em conversa por telefone com Lula, na manhã de ontem, Alencar disse que pretende voltar ao trabalho na próxima segunda-feira.

No telefonema, Lula confirmou que adiou para o carnaval a folga que pretendia tirar no início deste mês. Mas, segundo assessores também pesou na decisão do presidente de adiar o recesso o anúncio das medidas para compensar a perda da receita da CPMF.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Voltar ao topo