Prefeitura do Rio realiza último simulado para chuvas

A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou hoje o quinto exercício simulado de desocupação em dez comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. As comunidades localizadas nos bairros de Copacabana, Laranjeiras, Rio Comprido, Estácio, Tomás Coelho, Vaz Lobo, Pilares e Vila Kosmos receberam na manhã de hoje, simultaneamente, o treinamento.

A ação contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e de meio ambiente e voluntários. As sirenes foram acionadas às 10 horas e os moradores das áreas de risco deixaram suas casas e se dirigiram a um dos 26 pontos de apoio definidos pela prefeitura.

As 66 comunidades que receberam o Sistema de Alerta e Alarme têm, no total, 220 pontos de apoio, 116 estações de sirenes, alcançando 16.458 famílias. O Morro do Borel foi o primeiro a receber o serviço. O sistema é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos nestes locais. Em seguida, a população é encaminhada para locais seguros mapeados na região.

Voltar ao topo