Prefeitura do Rio faz 20ª operação contra o crack

A Prefeitura do Rio realiza na manhã de hoje a 20ª operação -em 1 ano- de combate ao crack na avenida Brasil, altura da favela Parque União, Complexo da Maré, zona norte do Rio.

Entre os agentes da prefeitura estão assistentes sociais, psicólogos e educadores. Policiais militares do Bove (Batalhão de Vias Especiais) e do 22º Batalhão da Maré também estão no local.

Por volta das 9h, motoristas que passavam pela avenida Brasil tinham que desviar de dezenas de usuários de crack que corriam pela via na tentativa de fugir dos agentes da prefeitura.

Carros da PM seguiam na contramão da avenida -na pista sentido zona oeste- para dar suporte a operação.

Muitos usuários demonstram resistência ao serem abordados pelos profissionais. Alguns se jogam no chão, outros tentam dialogar mesmo desorientados com o efeito da droga.

O coordenador de Serviço de Abordagem Social da prefeitura, Claudio Reis disse que o número de usuários de crack na região quadruplicou após a ocupação policial das favelas de Manguinhos e Jacarezinho, também na zona norte, no último mês.

“No ano passado a gente recolhia de 50 a 70 usuários aqui. Hoje são cerca de 250. Isso porque muitos migraram do Jacarezinho e de Manguinhos para cá”, disse.