Eleições 2020

Prazo pra regularizar título de eleitor acaba nesta quarta; veja como fazer pela internet

Título de eleitor digital, o e-Título. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O prazo para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral antes das eleições municipais de 2020 termina nesta quarta-feira (06). Este ano, para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus, o atendimento presencial aos eleitores foi suspenso e os serviços passaram a ser prestados pela internet. De acordo com informações da Agência Brasil, com o atendimento remoto é possível solicitar a primeira via do título, transferência de município, alteração de dados pessoais, mudar de local de votação por necessidade de facilitação de mobilidade e ainda, pedir revisão para a regularização de inscrição cancelada.

LEIA MAIS – “Meme do caixão” ganha rua na RMC pra conscientizar do uso de máscara. Veja vídeo!

No site da Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os eleitores encontram um passo a passo de cada procedimento de regularização, além de links que direcionam para os tribunais regionais eleitorais (TREs), para quem deseja efetuar o requerimento de alistamento eleitoral.

Quem precisa regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral ainda pode emitir no site a Guia de Recolhimento da União para o pagamento de débitos eleitorais. O pagamento da guia deve ser feito no Banco do Brasil (agências ou app). E o eleitor que não tem condições financeiras de pagar os débitos eleitorais pode pedir a dispensa do pagamento de multas. Este pedido de isenção deve ser anexado ao requerimento de regularização eleitoral feito pelo Título Net, que pode ser acessado no TRE , devendo ser incluído no campo “outros”.

LEIA TAMBÉM – Casamentos, negócios, viagens: os sonhos adiados dos curitibanos pelo coronavírus

Eleitores que não votaram em eleições anteriores e não apresentaram uma justificativa para esta ausência, que não compareceram aos dias de trabalhos eleitorais ou que fizeram o alistamento eleitoral fora do prazo legal estão sujeitos ao pagamento de multas.

Suspensão de títulos cancelados

Devido a crise provocada pelo novo coronavírus, o TSE suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos de cerca de 2,5 milhões de eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório. A medida atinge o Paraná e mais 16 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. Com isso, esse eleitorado estará apto a votar normalmente nas Eleições Municipais de 2020.

LEIA MAIS – Aprovado em 2º turno, socorro ao transporte de Curitiba segue para a sanção de Greca

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Plantão

Ainda conforme a Agência Brasil, o regime de plantão extraordinário, por causa da pandemia, foi instituído pelo TSE no dia 20 de março. Desde então, o atendimento presencial, a coleta biométrica e os prazos processuais foram suspensos por tempo indeterminado. Os prazos de processos que tramitam em meio físico continuam suspensos enquanto durar o regime diferenciado de trabalho. Já os processos em todos os graus de jurisdição da Justiça Eleitoral que tramitam em meio eletrônico tiveram os prazos retomados na segunda-feira (4), sendo vedados os atos presenciais.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo