Prazo para regularização do título eleitoral termina em 5 de maio

Brasília – Termina no dia 5 de maio o prazo para tirar o título de eleitor para quem deseja votar nas eleições municipais do dia 3 de outubro. O prazo também vale para quem deseja alterar os dados pessoais, fazer transferência de domicílio eleitoral ou regularizar a situação do título cancelado.

Para tirar o título de eleitor, é necessário que o cidadão leve apenas o documento de identidade ao cartório da Justiça Eleitoral. Para os homens maiores de 18 anos é necessário também apresentar a quitação com o serviço militar. A inscrição é gratuita.

Neste ano, os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil cancelaram milhares de títulos em situação irregular. Em São Paulo, mais de 205 mil títulos eleitorais foram cancelados. Em Minas Gerais 23% dos eleitores também tiveram seus títulos cancelados. Esses títulos pertencem a eleitores que não compareceram aos cartórios para comprovar residência dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral exigiu o comparecimento dos eleitores para detectar a existência de fraudes. Em algumas cidades, o número de eleitores era maior que 65% do total de habitantes. Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados podem regularizar sua situação até o dia 05 de Maio.

Voltar ao topo