Prazo médio da dívida pública aumenta pelo segundo ano consecutivo

Brasília – O prazo médio da Dívida Pública Federal (DPF) aumentou de 35,5 para 39,2 meses entre 2006 e 2007. O dado, divulgado nesta quinta-feira (24) em relatório do Tesouro Nacional, aponta a tendência de alongamento dos prazos, que subiram pelo segundo ano consecutivo.

A mudança foi impulsionada principalmente pelos índices da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi), composta pelos títulos do governo federal em poder do público, cujos prazos se estenderam de 31,1 para 36,5 meses.

"Os resultados obtidos, que demonstram o alongamento do perfil da dívida pública em relação ao ano anterior, decorrem do aumento do prazo médio de emissão dos principais instrumentos de financiamento da DPMFi, bem como das operações de resgate antecipado e da permuta de títulos de curto prazo por outros mais longos", aponta o relatório.

Outro fator mencionado para alongar os prazos foi a captação de títulos em moeda estrangeira.?O volume captado em dólares, em 2007, com prazos tradicionalmente mais longos, também contribuiu para o alongamento do prazo médio da DPF?, destacou o relatório.

O alongamento do prazo médio da dívida pública interessa ao Tesouro Nacional porque permite intervalos maiores para a renovação total dos títulos lançados para pagar os juros das contas públicas. Essa renovação tem ocorrido, em média, a cada três anos.

Voltar ao topo