Praias populares do litoral paulista estão poluídas

Com a chegada do fim do ano, as praias paulistas ficam lotadas, mas os turistas devem estar atentos à qualidade da água do mar. As praias mais populares do litoral sul estão impróprias para o banho, entre elas as da Praia Grande, Santos e São Vicente.

Das 166 praias monitoradas semanalmente pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) ao longo dos 427 km da costa paulista, 43 estão impróprias para banho (com bactérias fecais), o que representa 25,9%. Dessas, 30 estão no litoral sul e 13 no norte, segundo pesquisa feita nas praias no dia 25 pela Cetesb.

Praia Grande (71 km de SP) é a cidade que tem mais praias com problemas. Das 12, apenas uma é considerada própria para o uso, a Flórida.

As demais estão impróprias para o banho.

As sete praias localizadas em Santos (72 km de SP) e as seis de São Vicente (65 km de SP) também estão poluídas, de acordo com balanço semanal da Cetesb. Dentre elas estão a Ponta da Praia, Gonzaga e José Menino, em Santos, e Praia da Ilha Porchat e Prainha, em São Vicente.

No Guarujá (86 km de SP), a maioria das praias está em condições de uso. As exceções são as praias de Perequê, Enseada (na rua Chile) e Astúrias. Em Bertioga (103 de SP), de nove praias, três estão poluídas.

Já todas as praias de Ilha Cumprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Cubatão estão aptas a receberemos banhistas.

 

A Cetesb afirma em seu site que, em geral, o litoral norte apresenta melhores condições de balneabilidade quando comparado à região da Baixada Santista.

 

As melhores praias estão afastadas dos centros urbanos, segundo a empresa.

A reportagem telefonou e mandou e-mails para as prefeituras envolvidas, mas nenhum representante foi localizado ou entrou em contato como jornal.

Litoral norte

Das 92 praias do litoral norte, 79 estão com a situação boa para o uso. As 33 praias de Ubatuba (226 km de SP) estão com as águas apropriadas para o uso.

Das 15 praias de Caraguatatuba (173 km de SP), só Indaiá e o Centro estão impróprias.

Voltar ao topo