PP lidera ausências na Câmara dos Deputados

O PP (Partido Progressista) foi o partido que mais se ausentou do plenário da Câmara dos Deputados no primeiro semestre de 2004. Em média, os deputados do PP ficaram 21% das sessões deliberativas fora de Brasília.

Brasília – Ao todo, pelo menos 87 deputados passaram no mínimo 20% das sessões em missão oficial. Destes, 19 ultrapassam 30%. Em média, os deputados ficaram 15% das sessões fora da Câmara, somando todas as ausências: missão oficial, licença-saúde, licença-gestacão e ausências não-justificadas.

O deputado pode justificar as ausências por três motivos para não ser descontado em seu subsídio mensal de R$ 12.720,00: licença por problemas de saúde e para tratar de interesses particulares, missão oficial e licença-gestação.

A reportagem analisou relatório de presença de 1.º de janeiro a 29 de junho, segundo dados contabilizados pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara. Os dados aqui publicados somam as ausências justificadas e não-justificadas nas sessões deliberativas, em que ocorrem as votações.

O PP tem ao todo 55 deputados na Casa. Entre os parlamentares do partido que mais se ausentaram estão o próprio líder Pedro Henry (MT), com 32% de ausência, e o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), que esteve fora em 28% das sessões deliberativas.

Ausência

A reportagem tentou falar com os dois deputados progressistas. Pedro Henry está, segundo seu gabinete, em viagem pelo interior do Mato Grosso. Já a assessora da presidência do PP, Lúcia Moreira, informou que Pedro Corrêa está no interior de Pernambuco, e que seu telefone celular não funciona onde ele se encontra. Apenas um deputado do partido esteve em 100% das sessões: Simão Sessim (RJ).

Em segundo lugar, aparece o PTB, com 19% de ausência, seguido de PV, com 18%. Todos os partidos estiveram, em média, 15% fora das sessões deliberativas. O PT, por exemplo, registra uma média de 14% de ausência. Já o PSDB aparece com 17%. Na comparação entre base aliada do governo e oposição, os números não são muito distintos: a base teve uma ausência de 16%, enquanto a oposição não esteve em 15% das sessões deliberativas.

Os nove deputados do PC do B foram os que mais compareceram no primeiro semestre, sendo os únicos a ultrapassarem os 90% de presença. Em média, os comunistas faltaram em 8% das sessões.

Os partidos mais ausentes da Câmara

 

PP21%
PTB19%
PV18%
PSDB17%
PFL17%
PL16%
PMDB16%
PSC16%
PT14%
PPS14%
PSB14%
PDT12%
Prona11%
PC do B8%

Voltar ao topo