Portugal quer mais facilidades no Brasil

Lisboa

– Portugal e Brasil deverão assinar acordos para facilitar a contratação específica de trabalhadores e a circulação de cidadãos de ambos os países, durante a visita oficial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lisboa, que começa hoje. Embora os acordos estejam ainda a ser ultimados, fonte ligada ao processo disse à Agência Lusa que estes são importantes não só para os cidadãos brasileiros com dificuldades em regularizar a sua situação em Portugal, mas também para os empresários portugueses que continuam a encontrar resistências no Brasil.

A assinatura dos dois acordos, à qual se juntará um outro sobre a prevenção e repressão do tráfico ilícito de imigrantes, deverá ser um dos pontos fortes da visita oficial do presidente brasileiro a Portugal. Luís Inácio Lula da Silva chegou ontem à noite a Lisboa para uma visita de Estado que vai prolongar-se até sábado. As autoridades portuguesas atribuem um “significado acrescido” à visita do presidente brasileiro, atendendo ao relacionamento entre os dois países.

Lula será recebido com honras militares no largo da Torre de Belém, antes de se encontrar com o presidente da República, Jorge Sampaio, num ato semelhante ao da visita do ex-presidente norte-americano Bill Clinton a Portugal. A visita representa, por outro lado, o cumprimento de uma promessa por parte do presidente brasileiro. Antes de tomar posse, Lula prometera ao primeiro-ministro, Durão Barroso, que Portugal seria o primeiro país europeu que visitaria oficialmente.

As autoridades dos dois países são unânimes em considerar que “não há neste momento problemas políticos” no relacionamento bilateral, pelo que a visita será centrada na questão econômica, estando prevista a participação de Lula num seminário econômico hoje. O governo português considera, além disso, que Lula tem feito uma “gestão extremamente equilibrada” no Brasil, com um forte contributo para a estabilização da economia brasileira. A estabilização da economia brasileira é cada vez mais importante para Portugal, que ocupa um dos seis primeiros lugares no ranking do investimento estrangeiro no Brasil, tendo chegado em 1999 a ocupar a terceira posição, a seguir aos Estados Unidos e à Espanha. O investimento acumulado é atualmente superior a US$ 9 bilhões, correspondendo a 8% Produto Interno Bruto português.

A maior empresa portuguesa a operar no Brasil é a Portugal Telecom, seguida da EDP e da Caixa Geral de Depósitos. A Sonae e os grupos Espírito Santo, Pereira Coutinho, Pestana e Sousa Cintra ocupam também parcelas importantes em termos de investimento português no Brasil.

A aposta portuguesa é, neste contexto, não só contribuir para o reforço do investimento português no Brasil, mas também criar condições para o aumento do investimento brasileiro em Portugal.

Portugal surge, por outro lado, como porta de entrada do Brasil na União Européia. Após a cerimónia na Torre de Belém, Lula da Silva segue para o Palácio de Belém, onde será condecorado por Jorge Sampaio. O presidente do Brasil almoça com Sampaio no Palácio de Belém.

Voltar ao topo