População ainda tem dúvidas sobre diabetes

Um levantamento inédito realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com apoio da Bayer HealthCare, e participação de mais de 2.000 pessoas confirma que a população ainda tem dúvidas sobre o que é o diabetes e como a doença pode ser controlada. De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados acreditam que o diabetes tem cura e menos da metade (49%) soube defini-la. Além disso, apenas 50% dos participantes afirmaram que um diabético pode levar uma vida normal.

Dados da Federação Internacional do Diabetes estimam que existam cerca de 250 milhões de pessoas com a doença no mundo e o número deve chegar a 380 milhões em 2025.  Somente no Brasil, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes atualmente. “O aumento de casos de diabetes, especialmente do tipo 2, em países em desenvolvimento, decorre de alguns fatores como aumento da obesidade, do sedentarismo, dos maus hábitos alimentares e do próprio envelhecimento da população”, explica Walter Minicucci, vice-presidente da SBD e médico assistente da Disciplina de Endocrinologia da Unicamp.

De acordo com Minicucci, as pessoas devem se informar melhor sobre como prevenir e tratar o diabetes. Quando não controlada adequadamente, a doença pode acarretar complicações graves como retinopatia diabética – que pode causar perda visual definitiva -, catarata precoce, alteração da função renal que pode levar o paciente para a hemodiálise, alterações neurológicas que podem ocasionar dores em membros inferiores e atrofias musculares e complicações cardiovasculares (infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral – AVC). “Mas também é preciso lembrar que nada disto ocorrerá se o tratamento for efetivo e contínuo”, reforça o especialista.

“Uma rotina de atividades físicas deve ser incorporada por quem quer prevenir a doença e faz parte do tratamento dos pacientes com diabetes”, conta Minicucci. A prática de exercícios físicos é importante, pois colabora para a redução dos níveis de glicemia no sangue e melhora a ação da insulina. Além disso, ajuda a manter um peso adequado.

Para o endocrinologista, a obesidade é uma das grandes vilãs quando o assunto é diabetes. “As pessoas com excesso de gordura no corpo, principalmente aquela concentrada na região abdominal, precisam emagrecer para diminuir os riscos de desenvolver o diabetes tipo 2”, explica o médico. “Para os homens, o ideal é manter a medida da cintura abaixo dos 102 centímetros, já para as mulheres, o melhor é a medida abaixo dos 88 centímetros”, afirma.