Políticos atuaram na máfia do sangue, diz PF

Brasília – O delegado Rafael de Oliveira, responsável pelas investigações da Operação Vampiro, da Polícia Federal, confirmou ontem, em depoimento ao juiz substituto da 10.ª Vara Federal de Brasília, Cloves de Siqueira, o envolvimento de políticos no esquema montado para desviar recursos das licitações do Ministério da Saúde.

O delegado disse que há políticos ligados aos lobistas que atuavam nas licitações, mas afirmou que só tem provas contra o deputado José Janene (PP-PR), que teria indicado uma funcionária para trabalhar na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é suspeita de facilitar o esquema.

O delegado também citou o nome do deputado em seu relatório feito após da operação, no qual descreve como os lobistas interagiam com politicos influentes para conseguir vencer as licitações. Disse que ainda não tem provas contra os outros políticos, mas acredita que no fim das investigações é possível que a PF chegue a elementos mais significativos. Rafael de Oliveira respondia às perguntas do Ministério Público, do juiz e de mais de uma dezena de advogados dos acusados de participar do esquema de corrupção.

Voltar ao topo