Policial militar morre durante treinamento do Bope

Um policial militar morreu na noite de ontem enquanto ministrava aulas de instrução para o Bope (Batalhão de Operações Especiais), em Santa Maria, próximo a Brasília (DF).

De acordo com a divisão de comunicação da PM-DF (Polícia Militar do Distrito Federal), Francisco César de Carvalho Delgado, 45 anos e 26 na polícia, foi baleado três vezes após cair em uma armadilha montada por ele mesmo.

Um inquérito policial militar, que deve ser concluído em 40 dias, foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte do subtenente, ocorrida em um campo de treinamento da Marinha.

 

Delgado era instrutor do curso de operações especiais há pelo menos dez anos. Ele ministrava uma aula de minas e armadilhas juntamente com três monitores quando morreu. A PM não soube informar o número de alunos presentes no momento do acidente.

 

De acordo com a PM, Delgado montou uma “pista”, área onde são realizados os treinamentos e simulações. O subtenente teria montado armadilhas acionadas por um fio esticado, e testado antes de iniciar o treinamento.

No momento da simulação feita pelos alunos, porém, Delgado teria se aproximado demais e tropeçado no fio, o que acionou um fuzil 556. O subtenente levou três tiros, que atingiram suas pernas e seu estômago, causando uma hemorragia e levando-o à morte.

A comunicação da PM informou que o treinamento dado por Delgado era do nível mais alto de instrução, e que por esse motivo são usados armamentos e munições reais. De acordo com a PM, o trabalho do grupo de operações especiais é de alta periculosidade e por isso a instrução deve ser feita com “situações reais”.