Polícia pode prender Luana Piovani

Rio – O Ministério Público Estadual pediu, ontem, o indiciamento da atriz Luana Piovani pelos crimes de apologia e incitação ao tráfico e uso de drogas. Em uma entrevista na semana passada a um jornal alternativo, Luana declarou que fuma maconha ?para dar uma relaxada? e que consegue o entorpecente ?a hora que quiser.? A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) acatou o pedido da promotora Marcele Navega, da 7.ª Promotoria de Investigação Penal, e abriu inquérito para apurar o caso. Se a Justiça entender que Luana é culpada, ela pode pegar penas que varia de 3 meses a 15 anos de prisão. O advogado da atriz, Nilo Mingrone, afirmou que o fato não passou de um mal-entendido.

?A atriz é uma pessoa pública e exerce influência muito grande na sociedade, principalmente com o público infanto-juvenil, já que é protagonista de uma peça para crianças (Alice no País das Maravilhas, em cartaz em São Paulo). Ela foi à imprensa e disse que fumava maconha e que conseguia quando quisesse. Com base nisso, resolvemos investigar, que é nosso dever?, disse Marcele.

Crime

Luana foi indiciada por dois crimes previstos no Código Penal: apologia ao crime e incitação ao tráfico e uso de entorpecentes. Além disso, foi enquadrada em artigo da Lei de Imprensa, que também fala de apologia ao crime. ?Significa incitar e difundir práticas de infrações penais perante à imprensa. Por mais que a liberdade de expressão seja uma garantia constitucional, a atriz não pode ir para o jornal e falar o que quer?, afirmou a promotora. Ela justificou ainda sua decisão, dizendo que Luana deu a entrevista por ?livre e espontânea vontade e consciente do que estava fazendo.?

Por meio de seu site (www.luanapiovani.com.br), a atriz divulgou um comentário sobre o episódio: ?Os malvados de plantão devem estar felizes com este reboliço todo, mas todos eles terão que me engolir ainda por muito tempo. Bom, aqui vão as minhas tão esperadas palavras: ?Tudo um grande mal-entendido! As coisas que foram ditas não foram daquela maneira, sou uma pessoa pública e sei que não posso responder esse tipo de pergunta.? Nós (pessoal do Tempo e eu) estávamos em uma brincadeira, imaginando o que seria um ?furo de reportagem?… acho que sem querer descobrimos.?

Voltar ao topo