A Polícia Civil do Rio identificou cinco homens acusados de assaltar uma joalheria em um shopping da Tijuca (zona norte), no último dia 4, em episódio que causou a morte de um policial militar e deixou um casal ferido. A Divisão de Homicídios do Rio pediu à Justiça a prisão temporária de quatro suspeitos e a apreensão do quinto, que tem menos de 18 anos.

continua após a publicidade

Um dos acusados já está preso. Rhuan de Mello Queiroz, de 18 anos, foi detido no último sábado no morro da Mangueira, na zona norte. Na ocasião, a mãe dele também foi presa, acusada de tentar subornar os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do bairro no momento da prisão.

continua após a publicidade

Os quatro comparsas de Queiroz são, segundo a Polícia, João Victor Rodrigues Pereira, conhecido como Semente, de 21 anos; Brendon Rodrigues dos Santos, o Rato, de 18 anos; Reinaldo de Senna, conhecido como Dedé, de 33 anos; e um adolescente cujo nome e foto não foram divulgados.

continua após a publicidade

Segundo o delegado Brenno Carnevale, que comandou as investigações, o roubo foi comandado por Dedé. Ele seria chefe do tráfico no morro da Mangueira e também o dono das armas. Teria repassado pistolas aos quatro comparsas.

“Eles (os assaltantes) foram direto para o depósito da joalheria. Um policial percebeu e foi até local, e um dos bandidos, Brendon, atirou contra ele”, contou o delegado. “É uma quadrilha de roubos dentro do morro da Mangueira. O produto do roubo seria passado para o tráfico da região”, afirmou o policial, que usou imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas para chegar à quadrilha.

O Portal dos Procurados está oferecendo recompensa de R$ 5.000 por informações que levem à captura dos foragidos.

O crime. Os cinco suspeitos são acusados de assaltar a joalheria Monte Carlo Jóias, no Tijuca Off Shopping, perto da Praça Saenz Peña, por volta das 20h do dia 4. Eles entraram no estabelecimento e despertaram suspeitas do soldado Jefferson Cruz Pedra, de 37 anos, que nas horas vagas fazia bicos como segurança do shopping. Quando Pedra entrou na joalheria para abordar o grupo, foi atingido por sete tiros no tórax. Levado ao Hospital Federal do Andaraí, na zona norte, morreu. Um casal também foi atingido, nas pernas, mas sobreviveu e está se recuperando. Os bandidos conseguiram fugir.

No último domingo outra joalheria foi assaltada no Rio. O alvo foi a Vivara, no piso térreo do Botafogo Praia Shopping, na zona sul. Os bandidos conseguiram fugir, e já na calçada, fora do shopping, deram tiros para o alto. Ninguém se feriu. Esses ladrões ainda não foram identificados.