Polícia não garante tranqüilidade no Rio

Rio – Quartéis e delegacias apinhados de policiais não garantem uma população mais segura. O cruzamento dos dados de duas pesquisas, uma feita pelo IBGE e outra pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com base em dados de 2000, revelou que, dos dez estados com o maior número de mortes de homens por armas de fogo no país, sete estão entre os de maior proporção de policiais por habitantes.

Divulgada esta semana, a pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE mostrou que o Rio de Janeiro é o líder em mortes por armas de fogo, com 181,6 casos por cem mil habitantes (dados do Datasus para o ano de 2000), seguido de Pernambuco e Espírito Santo. O ranking dos dez mais violentos é completado por São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Deste grupo, apenas Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso não estão entre os estados com mais policiais no país, de acordo com pesquisa da Senasp feita no mesmo período.

“Quantidade de policiais é importante, mas desde que bem aplicada. O emprego da polícia precisa levar em conta dados estatísticos, como horários e locais de maior incidência de crimes. Se isso não for considerado, de nada adianta contratar mais gente. É como enxugar gelo”, explicou a antropóloga Jacqueline Muniz, diretora da Senasp de 2003 até fevereiro deste ano.

Na pesquisa do IBGE, o Distrito Federal apareceu como quinta unidade da federação mais violenta, com 112,7 casos por cem mil habitantes. A alta incidência está ligada à violência que assola as cidades-satélites. Já na pesquisa da Senasp sobre efetivo policial, Brasília figurou como o lugar com mais policiais civis e militares do Brasil ? 989,7 por cem mil habitantes.

A situação do Maranhão também se destacou no cruzamento. Na pesquisa do IBGE, é o estado menos violento, com 7,7 mortes de homens por armas de fogo por cem mil. Na tabela da Senasp, o mesmo Maranhão é o estado com o menor número de policiais ? 138,7 homens por cem mil.

São Paulo, o quarto estado em homicídios pelo IBGE, com 114,4 casos, é o sexto em número de policiais, com 315,9 homens por cem mil. Já o Espírito Santo, o terceiro mais violento (121,7 casos), é o nono com mais efetivos (309,1 homens por cem mil).

Voltar ao topo