Polícia Federal faz operação contra fraudes previdenciárias em Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Previdência Social realizam nesta manhã, em Governador Valadares, região leste de Minas Gerais, a Operação Hemostasia, com o objetivo de prender integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes previdenciárias. De acordo com estimativas da PF, os prejuízos causados podem superar R$ 10 milhões.

A fraude, segundo a PF, consistia na concessão irregular de benefícios por incapacidade, especialmente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A organização criminosa atuou na concessão de mais de 10 mil benefícios, tendo sido constatado indícios de irregularidades em cerca de 300.

As investigações apontam que o esquema de fraudes vem sendo operado desde o ano de 2000, pelo médico-perito do INSS Milson Brige. A PF realizar buscas e apreensões nos endereços residenciais e de trabalho dos suspeitos. Cerca de 100 policiais federais e oito servidores da Previdência Social vão executar sete prisões e realizar de 27 mandados de busca e apreensão, expedidos e autorizados pela Justiça Federal em Governador Valadares.

Segundo a Polícia Federal, durante as investigações foram constatados indícios da existência de uma organização criminosa relacionada diretamente com o assassinato da médica-perita Maria Cristina de Souza Felipe da Silva, ocorrido na manhã do dia 13 de setembro de 2006, quando ela saía de sua casa em Governador Valadares para trabalhar.

Voltar ao topo