A Polícia Militar (PM) de Santa Catarina lançou uma campanha inusitada neste fim de ano. Para aproximar os policiais da população, a corporação está sorteando em suas redes sociais um passeio nos carros de luxo apreendidos em operações e que agora são viaturas. Quem for sorteado pode escolher escolher dar uma volta de Mercedes-Benz C63S, que está com o Batalhão Rodoviário, o Porsche Cayenne ou o Camaro, ambos do 12.º Batalhão de Balneário Camboriú.

continua após a publicidade

Para participar da promoção, os interessados precisam seguir o perfil da PM catarinense e marcar amigos nas publicações. Segundo o comandante-geral da PM de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, os veículos não são usados no patrulhamento do dia a dia, pois o custo de manutenção e operação seria inviável. Os veículos atualmente se destinam a atividades educativas, de representação institucional e de promoção da corporação.

LEIA+ Justiça prorroga prazo para volta dos radares nas BRs

“A atual campanha tem alguns objetivos: aproximar a população da corporação utilizando a curiosidade normal das pessoas em relação a este tipo de veículo, disseminar a mensagem de que o crime não compensa e o que era do criminoso hoje está a serviço da população, aumentar o engajamento em nossas redes sociais, onde interagimos com a população e divulgamos ações e orientações”, afirmou Gomes.

continua após a publicidade

Os três veículos que foram apreendidos passaram a incorporar a frota da PM após decisões judiciais. A customização dos carros foram feitas com apoio da iniciativa privada e incluiu pintura, luminosos e equipamentos sonoros além de outros detalhes de adaptação.

Em 2018, a PM de Santa Catarina conseguiu a primeira autorização no Brasil para incorporar carros de luxo a sua frota. O Camaro amarelo havia sido apreendido em 2013, em Camboriú, com uma quadrilha de traficantes. Em setembro deste ano, os outros dois veículos, apreendidos em Balneário Camboriú, também foram requisitados e passaram a fazer parte da frota de luxo da PM. O Mercedes e o Porsche pertenciam a um traficante de Goiás que vivia no litoral de Santa Catarina. Ele foi preso em 2018, quando dirigia o Porsche em Balneário Camboriú.

Outras viaturas de luxo

continua após a publicidade

No Paraná, carros de luxo apreendidos pela Justiça doados às forças policiais não são novidade. Em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, um Audi A4 e um Volvo XC-6 foram doados em 2017 para a Guarda Municipal. Mas, assim como os carrões da PM catarinense, eles não são usados na rotina de patrulha.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná tem desde o mês passado um Dodge Callenger RT na sua frota. O veículo foi apreendido em 2017, em uma operação contra o tráfico de drogas, mas também não será usado em patrulhas. A viatura de luxo vai ser usada em ações educativas da PRF.