Polícia Civil suspende greve que durou 81 dias

Os policiais civis do Distrito Federal decidiram suspender hoje a greve iniciada há 81 dias. A paralisação foi encerrada depois que o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) considerou o movimento e ilegal e determinou o reinício imediato das atividades, sob pena de cortar o ponto dos manifestantes e multar em R$ 100 mil o sindicato da categoria. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o presidente do Sinpol-DF (Sindicato dos Policias Civis do Distrito Federal), Ciro de Freitas, os policiais continuarão mobilizados. “Isso não significa o fim do movimento. Vamos continuar com as articulações. A suspensão dará tempo para o retorno das negociações com o governo”, disse.

Freitas disse que os agente policias não têm reajuste salarial desde 2006. A categoria reivindica aumento salarial de 40%, reestruturação das carreiras de agente policial, escrivão e papiloscopista, plano de saúde, devolução de policiais cedidos para atuar como agentes penitenciários e aumento do efetivo policial.

“Não temos efetivo suficiente. Os plantões noturnos nas delegacias funcionam com apenas três policias. O governo postergou a contratação para 2014. Ano que vem, na Copa das Confederações, vamos trabalhar com o efetivo que temos”, disse o sindicalista.

O TJDFT considerou a greve ilegal pelo descumprimento da manutenção de 80% do efetivo, mas o presidente do Sinpol contestou a informação. “Não faltou responsabilidade dos policias civis. Várias operações foram mantidas e os plantonistas [ficaram] nas delegacias. Vamos questionar esses números no recurso”, contou Ciro.
O departamento jurídico do Sinpol recorrerá da decisão ainda nesta semana. A greve foi suspensa, mas a categoria manteve o estado de greve. No próximo dia 27, a será organizada nova assembleia, depois da apreciação do recurso.

Voltar ao topo