Polícia apreende equipamento de paraquedista morto para perícia

A Polícia Civil apreendeu hoje o equipamento que o paraquedista Alex Adelman, 33, utilizava quando foi atingido pela asa do avião de que saltou, em Boituva (121 km de São Paulo), na segunda-feira. Ele morreu e outros dois paraquedistas ficaram feridos.

O delegado responsável pelas investigações, Carlos Antunes, disse que o IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo vai periciar paraquedas, macacão e capacete de Adelman.

A câmera supostamente usada por Alex para registrar o salto duplo dos outros paraquedistas ainda não foi encontrada. Ela deveria estar acoplada ao capacete do cinegrafista.

Os investigadores consideram o vídeo fundamental para entender o que aconteceu durante o voo e quem foi responsável pela morte de Adelman.

Ele filmava o salto dos paraquedistas maranhenses Wanderson Carlos Campos de Andrade, 32, e Conrado Alvares Everton, 35, quando foi atingido pelo avião. O piloto, Douglas Leonardo de Oliveira, 35, disse que o que aconteceu foi uma fatalidade.

O equipamento que será periciado estava guardado no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva desde o dia do acidente.

Hoje, a escola de paraquedismo Out Law, em Boituva, da qual Alex era sócio, decretou luto e informou que não funcionará neste fim de semana. Os saltos no Centro Nacional, onde funciona um conglomerado de escolas de paraquedismo, geralmente acontecem a partir da sexta-feira.

Vistoria

A Polícia Civil informou que, amanhã, técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) voltarão a Boituva para fiscalizar o avião e a empresa responsável por ele, a LBK Locação de Aeronaves Ltda.

Segundo o delegado, LBK e Skydive Vera Cruz, apontada inicialmente como dona do avião, são a mesma empresa.

A Anac não confirmou a vistoria. Informou apenas que abriu processo administrativo para apurar a responsabilidade do piloto e da empresa proprietária do avião. Ambos estão sujeitos à multa, suspensão ou cassação das suas licenças.

A Folha de S.Paulo revelou hoje que Douglas está com a habilitação para lançar paraquedistas vencida desde outubro de 2006. O exame médico dele também está vencido desde 15 de maio de 2012.

A reportagem tenta falar com o piloto sobre isso há dois dias, mas ele não atende as ligações.

Voltar ao topo