PMDB mineiro poderá apoiar Lula no primeiro turno

Parte do PMDB mineiro está articulando o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda no primeiro turno das eleições presidenciais. O deputado federal Hélio Costa, candidato ao Senado pela sigla em Minas Gerais, e que já declarou apoio a Lula, acredita que um acordo poderá ser firmado ainda esta semana. Costa garante que a maior parte do conselho político do PMDB mineiro já se mostrou favorável à aliança, que não exigiria a renúncia de Nilmário Miranda, candidato petista ao governo do Estado.

?Indo o Newton Cardoso para o segundo turno, nós pediríamos o apoio do PT. O PMDB não vai exigir a renúncia do Nilmário. A única exigência é que, quem for para o segundo turno, terá o apoio do outro?, disse Costa, que ligou hoje para o presidente nacional do PT, José Dirceu, tentando agendar um encontro para tratar do assunto. Até o final da tarde, porém, ele disse que não havia ainda recebido resposta.

Formado por diversas alas, o PMDB mineiro havia decidido não apoiar, formalmente, nenhum presidenciável. Costa é um aliado do governador Itamar Franco, que deixou o partido depois de não conseguir viabilizar sua candidatura à reeleição. A candidata a vice-governadora na chapa de Newton Cardoso, Maria Elvira (PMDB)  também já declarou estar ao lado da candidatura de Lula.

Voltar ao topo