PM e moradores entram em confronto após morte de pedreiro

Por Paulo Peixoto
SÃO PAULO, SP, 26 de novembro (Folhapress) – Moradores do aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e homens da Polícia Militar entraram em confronto na tarde de hoje após um servente de pedreiro ser baleado e morto por um policial. Revoltados, moradores atearam fogo a um ônibus.
Segundo a PM, a polícia foi até o aglomerado porque dois homens suspeitos de aplicar o golpe da “saidinha de banco” teriam fugido para dentro do lugar.
Dois homens foram baleados na ação policial. Um morreu e outro ficou ferido.
O morto, segundo moradores do aglomerado, é Helenilson Souza, 24. Eles afirmaram que o rapaz é inocente. Ele teria acabado de sair do trabalho.
O clima ficou tenso, e muitos policiais, com a ajuda de um helicóptero, ocuparam a entrada do aglomerado. Moradores jogaram pedras e fogos de artifício, e a polícia revidou com bombas de efeito moral e balas de borracha. Um cinegrafista da Band foi ferido sem gravidade na perna.
Uma equipe da TV Alterosa, afiliada do SBT, ficou no centro das bombas e tiros da PM, refugiada em um barraco do morro.
Até o começo da noite de hoje, a PM não tinha dado informações sobre as vítimas.
Mortes de inocentes
Em fevereiro de 2011, no mesmo aglomerado, a população também reagiu a duas mortes de moradores do local, ateando fogo a ônibus e jogando paus e pedras na polícia. Na ocasião, três policiais que agiram no local alegaram terem sido alvos por parte das duas vítimas, um adolescente e um adulto.
As apurações da PM, contudo, concluíram que os policiais “plantaram” dois revólveres calibre 38 com numeração raspada na cena dos crimes. Um deles se suicidou dias depois na prisão, e os outros dois vão a julgamento por homicídio.

Voltar ao topo