PM apreende uma tonelada de fogos de artifício em São Paulo

A Polícia Militar (PM) apreendeu ontem à noite uma tonelada de fogos de artifício em um haras em Suzano, na Grande São Paulo. O caseiro do local, Rinaldo Aparecido Soares, de 31 anos, afirmou aos policiais que a carga explosiva tinha como destino a loja de fogos que explodiu em Santo André no dia 24 e deixou dois mortos. Ele disse que os fogos não foram levados ao local justamente por causa da explosão.

Policiais militares do 32º Batalhão chegaram ao haras depois de receberem uma denúncia anônima de que a carga seria retirada ontem por um caminhão. O informante tinha, inclusive, a descrição física de Soares, que foi passada à polícia. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o caseiro, que foi detido. Com ele, foi apreendida uma arma.

Os fogos de artifício estavam armazenados em um contêiner dentro do haras há pouco mais de um mês. O material, que não possuía nota fiscal, passou por uma perícia e ainda não tem um destino definido. A PM deve acionar a prefeitura, o Exército e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para que a remoção da carga seja planejada.

De acordo com a tenente Brenda Castro, uma análise preliminar aponta que não há risco de explosão no local. Ela contou ainda que Soares falou pouco sobre o material. “Ele disse apenas que os explosivos iriam para Santo André, para o depósito que explodiu, e que acabaram não indo por causa da explosão.”

Até o fim desta madrugada, a polícia não havia identificado o proprietário do haras e apenas o caseiro havia sido preso. Ele foi autuado em flagrante na Delegacia Central de Suzano e será indiciado por porte ilegal de arma de fogo e posse ilegal de artefato explosivo. Conforme a PM, Soares já tinha passagem pela polícia por furto de fios de cobre.