Pista principal do Aeroporto Santos Dumont é liberada

A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, fechada desde as 6 horas desta quinta-feira, 24, em função de derramamento de óleo sobre a pista, foi liberada para pousos e decolagens às 14h32. De acordo com a administração do aeroporto, houve pela manhã 15 atrasos e 15 voos cancelados, entre chegadas e partidas. Como a decisão sobre cancelamentos cabe às companhias, porém, não é possível afirmar se foram provocados pela interrupção da pista.

 

Pela manhã, o Santos Dumont operou apenas com a pista auxiliar, que tem 1,2 mil metros de extensão e possui restrições para aviões de maior porte. A Gol deslocou seis dos voos previstos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, que fica na Ilha do Governador, a 14 quilômetros do Santos Dumont.

Por volta de 2h30 desta quarta-feira, uma máquina que fazia o procedimento de “desemborrachamento” da pista – retirada de pedaços de borracha produzidos pela fricção dos pneus dos aviões com o asfalto – teve um vazamento de óleo, o que provocou a interrupção da faixa principal. Para liberá-la, foi necessário limpá-la, remover o combustível e fazer testes de atrito, como medida de segurança.